Ceará

Governo do Ceará autoriza obras de variante da CE-341 em Pentecoste

Published

on

O Governo do Ceará autorizou, nesta segunda-feira (22), as obras de construção da variante da CE-341, no trecho localizado sobre o coroamento da barragem do Açude Pereira de Miranda, no município de Pentecoste. A assinatura da ordem de serviço contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, do prefeito de Pentecoste, Vicente do Zuza, e de outras autoridades.

“Tenho certeza de que a assinatura desta ordem de serviço realiza o sonho de toda a população de Pentecoste. Trata-se de uma obra que evitará acidentes no trecho junto à parede do açude e que, futuramente, possibilitará a criação de um polo de lazer, contribuindo para o desenvolvimento do turismo. Acima de tudo, vamos proteger vidas e proporcionar mais conforto à comunidade. Portanto, este é um dia de muita alegria”, enfatizou o governador Elmano de Freitas.

Para os moradores que nasceram e cresceram às margens do Açude Pereira de Miranda, popularmente conhecido como Pereirão, a obra representa a realização de uma antiga reivindicação da população de Pentecoste. A intervenção é considerada fundamental devido aos riscos à segurança registrados no trecho que corta o município.

Atualmente, a rodovia passa sobre o coroamento da barragem do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em um trecho com pista estreita e sem acostamento, características que não atendem adequadamente ao intenso fluxo de veículos e pedestres.

Advertisement

O governador também destacou a forte parceria que tornou a obra possível. “Este é um caso de parceria, de união entre os governos federal, estadual e municipal. A União está doando o terreno para a execução da obra, o Estado está aportando os recursos e a Prefeitura será responsável pela realização da obra. Estamos garantindo uma parceria sólida em benefício da população”, concluiu.

Com investimento de R$ 2,1 milhões, a obra da variante contará com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, bueiros e sinalização. Além de garantir mais segurança para a população, a intervenção também tem como objetivo preservar a barragem do Açude Pereira de Miranda, evitando que a vibração e o peso dos veículos comprometam a estrutura e a segurança hídrica do reservatório.

O barqueiro e pescador José Noriedson destacou a importância do Açude Pereira de Miranda para a população local. “O Pereirão já foi e continua sendo o meio de sobrevivência de muitas pessoas. Ele representa uma importante fonte de renda por meio da pesca, da criação de animais, do turismo e dos passeios de barco”, afirmou. “Essa obra vai ajudar, cada vez mais, para o crescimento do município”, enfatizou.

Ciente da necessidade da população, a vice-governadora Jade Romero destacou a satisfação de estar no município para concretizar um sonho antigo dos moradores. “Estamos aqui em um momento histórico, realizando um sonho para Pentecoste. Então, a minha palavra é de gratidão por este momento e de felicidade pelo trabalho que transforma sonhos em realidade”, afirmou. “Agora, temos essa obra estruturante para o município graças a um time unido e trabalhador”, completou, ao destacar a parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Pentecoste.

Realização de um sonho

A dona de casa Maria Francí, moradora de Pentecoste, ressaltou a importância da obra anunciada para a população. “Eu mesma já presenciei acidentes nesse trecho e não gosto nem de lembrar. Essa obra vai melhorar muito a situação, pois teremos mais segurança para transitar com tranquilidade”, comentou. “É uma obra muito esperada pela população e hoje veio o governador e realizou esse nosso sonho”, completou.

A estudante de Direito Iasmin Sousa, que precisa passar pelo trecho quase diariamente, também comemorou a autorização das obras da variante da CE-341. “A construção dessa variante é essencial, porque, do jeito que está hoje, esse trecho já ocasionou muitas mortes. Essa obra vai trazer mais segurança para nós, que utilizamos esse trajeto quase todos os dias”, afirmou.

Parceria com o município

Durante a solenidade, o prefeito de Pentecoste, Vicente do Zuza, agradeceu ao Governo do Ceará pela parceria na realização da obra. “Fico muito agradecido por essa parceria que possibilita a entrega de uma obra tão importante para o nosso povo”, destacou.

“Hoje é um dia muito feliz para Pentecoste. Sonhei muito com esse momento e agora estamos tornando esse sonho realidade. Já temos máquinas no local para iniciar os trabalhos e saber que não teremos mais mortes nesse trecho, além de garantir mais segurança para a população, é motivo de muita alegria”, concluiu.

Advertisement

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile