Connect with us

Ceará

Sétima operação no Ceará: 68 brasileiros repatriados dos Estados Unidos foram recepcionados na manhã da ultima sexta (9)

Published

on

A secretária Socorro França e a ministra Macaé Evaristo recepcionaram o grupo de repatriados

“Agora vocês estão em casa!” Foi dessa forma que Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Ceará, acolheu os brasileiros repatriados dos Estados Unidos que desembarcaram em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (9). Nesta sétima operação de retorno à capital cearense desde fevereiro, estavam 68 passageiros, sendo a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, também presente na ação.

Entre os viajantes, encontravam-se 58 homens e 10 mulheres, todos com idades entre 18 e 59 anos. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi disponibilizada excepcionalmente para transportar 60 desses repatriados até Belo Horizonte (MG).

Durante o acolhimento, a ministra Macaé Evaristo ressaltou a complexidade do cenário migratório internacional e a postura adotada pelo Ministério frente ao tema. “Apesar da experiência com atendimento a refugiados e migrantes, é a primeira vez que atuamos diretamente com repatriação de brasileiros. Quem migra busca melhores condições de vida, e o nosso papel é amparar todas as pessoas, inclusive os nossos cidadãos que estão retornando”, destacou.

Os recém-chegados contam com suporte das equipes da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), que garantem kits de higiene pessoal, alimentação e água. Além disso, recebem atendimento psicossocial e apoio nos trâmites migratórios.

Advertisement
Anuncie aqui

A participação do Ceará nessas operações, iniciadas após as restrições do governo americano a migrantes, faz parte das ações do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenado pela Sedih. A instalação do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) no Aeroporto de Fortaleza, também administrado pela Sedih, foi fundamental para que a recepção ocorresse no estado, contribuindo para reduzir o tempo de restrição física imposto aos brasileiros.

“Estamos aprimorando cada vez mais nosso acolhimento para receber todos os brasileiros que desembarcam no Ceará. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e digno logo na chegada”, afirmou Socorro França.

As equipes da Sedih estão atuantes na triagem dos passageiros, identificando os destinos finais, possíveis necessidades especiais e casos que demandam proteção. Em conjunto com a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a triagem permite um levantamento geral das situações para apoiar a elaboração de políticas públicas direcionadas a esse público.

Ação integrada

A operação, coordenada pelo Governo Federal e com parceria entre diversos ministérios, no Ceará também conta com o envolvimento do Governo do Estado, via equipes da Sedih, Secretaria da Proteção Social (SPS) e Secretaria da Saúde (Sesa). O trabalho de acolhimento ainda conta com a colaboração da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza, além da Ceasa-CE e da Cagece.

Pelo Governo Federal, participam representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Defesa e Polícia Federal. A operação ainda conta com o apoio da Defensoria Pública da União, do Tribunal de Justiça do Ceará e da Agência da ONU para Migrações (OIM).

O post Sétima operação no Ceará: 68 brasileiros repatriados dos Estados Unidos foram recepcionados na manhã de hoje (9) apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.

Advertisement
Anuncie aqui

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *