Connect with us

Fortaleza

Nova sede da Câmara de Fortaleza será no terreno do antigo Mucuripe Club, anuncia Leo Couto

Published

on

Obras serão custeadas com recursos próprios do Poder Legislativo Municipal

O presidente da Câmara de Fortaleza (CMFor), Leo Couto, anunciou, neste sábado (31), que a nova sede da Câmara de Fortaleza será instalada no espaço do antigo Mucuripe Club, localizado entre a Travessa Icó e a Av. Leste Oeste (Pres. Castelo Branco), no Centro.

A divulgação ocorreu durante a 1ª Edição do Nossa Casa é de Todos, no Passeio Público, e contou com a presença de vereadores, do governador Elmano de Freitas, do prefeito Evandro Leitão e outras autoridades. A nova sede será custeada com recursos próprios do Poder Legislativo Municipal, oriundos de duodécimos previstos constitucionalmente.

O imóvel abrigou o Mucuripe Club por cerca de 17 anos, quando encerrou as atividades em 2015 para a implantação do Mucuripe Moda Center, complexo comercial inaugurado no mesmo ano. No entanto, o local foi definitivamente desativado no fim do ano passado.

A escolha do Centro reforça o compromisso da Câmara com a democratização do acesso aos serviços públicos. A região recebe diariamente mais de 160 mil pessoas, concentra uma das maiores populações trabalhadoras da capital e é atendida por mais de 100 linhas de ônibus. Ainda assim, o bairro perdeu, nos últimos anos, comércios e serviços devido à falta de requalificação urbana para a região.

Advertisement
Anuncie aqui

“Quando a gente fala em requalificação do Centro, a gente pensa em recuperar tudo que o Centro um dia já teve e preservar a história da nossa Cidade. Com a Câmara vindo, a gente ajuda a trazer mais segurança, porque terá mais pessoas circulando nas ruas, utilizando os espaços públicos, consumindo. São mais de 1.000 funcionários que a Câmara trará para o Centro, além de vereadores e atendimentos ofertados gratuitamente. E o mais importante: estará mais próxima da população que mais precisa do que no Luciano Cavalcante”, frisou Leo Couto.

“E tudo isso tem que ser feito com muita responsabilidade: em uma localização do Centro que não cause mais transtornos para o trânsito da região, mas em uma área que nos comporte de forma definitiva e que os vereadores possam atuar para revitalizar. Por isso, escolhemos o terreno do antigo Mucuripe Club”, complementou o presidente do Legislativo Municipal.

Após intensos estudos durante o ano passado, o imóvel foi escolhido como o mais adequado para sediar a Câmara sem gerar impactos negativos ao tráfego ou dinâmica urbana da região.

Requalificação

O retorno da sede do Poder Legislativo Municipal ao coração da cidade irá levar requalificação urbana para a região e aumentar o número de circulação de pessoas na área, fortalecendo a segurança pública e fomentando o comércio do entorno, com mais pessoas consumindo produtos e serviços. Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade social das proximidades serão acolhidas e acompanhadas pelas políticas públicas necessárias.

O projeto prevê ainda a ampliação de serviços gratuitos à população ofertados na CMFor, como os da Central da Cidadania, Procuradoria da Mulher, Ouvidoria e expansão do Espaço Evoluir para atender, também, crianças e adolescentes autistas que morem em comunidades do entorno.

Advertisement
Anuncie aqui

As imagens representam projeções a serem seguidas na maquete arquitetônica inicial, passíveis de alteração.

Trâmite

Um ofício foi encaminhado à Prefeitura de Fortaleza solicitando a permuta, sem custo adicional para a Câmara, entre um terreno público e o imóvel do antigo Mucuripe Club (privado), com:

● Justificativa Técnica;
● Análise da engenharia sobre potenciais imóveis;
● Parecer Engenharia sobre imóvel objeto da permuta;
● Matrícula sede atual;
● Laudo valor sede atual;
● Matrícula proposta de nova sede;
● Laudo proposta de nova sede;
● Termo de cessão terreno (atual sede);
● Parecer Jurídico.

O estudo foi realizado durante todo o ano de 2025 para chegar até a definição do local, que garante maior proximidade dos vereadores com a população e viabilidade técnica, social e orçamentária.

O projeto segue agora para análise dos órgãos municipais responsáveis e deve voltar à Casa em forma de mensagem da Prefeitura, atendendo à solicitação da Mesa Diretora. Quando o projeto chegar à Câmara, ele será pautado e colocado em votação no plenário. Após a aprovação, o edital de licitação da obra poderá ser lançado.

Advertisement
Anuncie aqui

O edital, inclusive, deve prever a reserva de parte das vagas de trabalho na intervenção para pessoas em situação de rua cadastradas no CadÚnico, seguindo a política de inclusão social já adotada pela Prefeitura de Fortaleza desde o ano passado.

Em seguida, as obras poderão ser iniciadas, com divulgação pública de cronograma e investimentos.

A expectativa é que até o próximo semestre as intervenções possam ser iniciadas. A previsão de entrega é de 3 a 4 anos.

As obras serão custeadas com recursos próprios da Câmara de Fortaleza. Somente nos últimos cinco anos, a Casa economizou cerca de R$ 70 milhões advindos do seu duodécimo, devolvendo a verba aos cofres municipais.

Funcionamento da atual sede

Durante as obras, o Poder Legislativo de Fortaleza continuará funcionando na atual sede, no bairro Luciano Cavalcante. A posse do local será condicionada, no projeto de solicitação de permuta, à instalação definitiva no novo endereço, sem qualquer custo adicional à Câmara. Logo, não haverá pagamento de aluguel pela permanência no atual local, mesmo após a aprovação da permuta, até a entrega completa das obras

Advertisement
Anuncie aqui

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *