Fortaleza

Hospitais da rede municipal recebem novos equipamentos para reforçar cirurgias e exames em Fortaleza

Published

on

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, o Hospital e Maternidade Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), o Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha do Antônio Bezerra) e o Instituto Dr. José Frota (IJF) receberam novos equipamentos cirúrgicos e de diagnóstico do Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialista do Ministério da Saúde (MS). As aquisições reforçam a rede pública municipal de saúde e representam mais um avanço no processo de modernização e ampliação da assistência especializada ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital.

O conjunto de equipamento inclui arco cirúrgico, sistema de vídeoendoscopia rígida, aparelho de anestesia com monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente e ultrassom portátil. Os equipamentos fortalecem a realização de cirurgias de média e alta complexidade, conforme perfil de cada unidade.

Arco Cirúrgico

Entre os equipamentos recebidos, o arco cirúrgico se destaca por permitir imagens em tempo real durante os procedimentos, contribuindo para cirurgias mais seguras e menos invasivas. Já os demais equipamentos ampliam a capacidade tecnológica das salas cirúrgicas e oferecem melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais.

Advertisement

Com a ampliação, a rede municipal passa de 15 para 19 equipamentos em funcionamento, o que representa um aumento de 27% na capacidade tecnológica disponível para os hospitais. Cada aparelho possui capacidade média para 50 cirurgias por mês, permitindo a ampliação de aproximadamente 200 procedimentos.

De acordo com o coordenador das redes de atenção pré-hospitalar e hospitalar, Luíz Pinheiro, o equipamento fortalece a resolutividade das unidades. “Com o arco cirúrgico, por exemplo, temos imagens em tempo real que auxiliam diretamente o profissional durante o procedimento. É possível ajustar parâmetros e melhorar a visualização de estruturas como ossos, vasos ou nervos, de acordo com a necessidade de cada cirurgia”, destaca.

Intervenção municipal

A aquisição integra o processo de recuperação da Santa Casa de Fortaleza, que celebrou 165 anos de história passando por uma ampla reestruturação promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com os governos estadual e federal. Com o apoio conjunto, a unidade ampliou a oferta de serviços e retomou setores estratégicos para fortalecer a assistência hospitalar na Capital.

Atualmente, a Santa Casa opera com atendimento 100% SUS e conta com 255 leitos reabertos, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), nove salas cirúrgicas reformadas e em funcionamento, além do novo Centro de Hemodiálise implantado dentro dos padrões sanitários modernos. Desde a reabertura, a unidade já soma mais de 37,5 mil exames realizados, 13 mil consultas, 4,5 mil cirurgias e 4 mil internações.

Advertisement

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile