O Fortaleza está garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, mesmo após ser derrotado pelo Racing, por 1 a 0, no estádio El Cilindro, na Argentina, na noite desta quarta-feira (29). O gol dos donos da casa foi marcado por Adrián Martínez, aos 48 minutos do segundo tempo, em um voleio no canto do goleiro João Ricardo.
A vaga do Leão veio graças ao tropeço do Atlético Bucaramanga, que perdeu por 1 a 0 para o Colo Colo no Chile. Com o resultado, o Fortaleza terminou na segunda colocação do grupo, com 8 pontos, contra 6 do time colombiano, eliminado. O Racing, com 13 pontos, ficou na liderança da chave.
Apesar do revés, a festa ficou completa com a confirmação da vaga. Agora, o Laion aguarda o sorteio que definirá o adversário nas oitavas de final. O evento será na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, às 12h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Além do Fortaleza, outros cinco brasileiros garantiram vaga no mata-mata: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo e Flamengo. O único representante do país eliminado na fase de grupos foi o Bahia.