O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta terça-feira (27) a ampliação do projeto de duplicação da BR-020 até o município de Canindé, no Sertão Central. Inicialmente, a obra previa a duplicação apenas até a cidade de Caridade, localizada a cerca de 22 quilômetros de Canindé.
A declaração foi feita durante o anúncio de R$ 1,1 bilhão em investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Ceará, voltados para obras de infraestrutura hídrica, drenagem urbana e implantação de data centers.
“O trecho da BR-020 que queremos duplicar é saindo de Caucaia até Canindé. É o trecho que estamos trabalhando e que já está todo recuperado. Para os trechos mais à frente, estamos solicitando ao Dnit que faça o trabalho de recuperação”, afirmou o governador.
BR-020 tem menor extensão duplicada entre rodovias federais do Ceará
Das três principais rodovias federais que ligam Fortaleza ao interior do Estado — BR-020, BR-116 e BR-222 — a BR-020 é a que possui a menor extensão duplicada atualmente. São apenas 11 quilômetros de pista dupla, no trecho sobreposto com a BR-222, entre a avenida Mister Hull, na Capital, e o entroncamento com o 4º Anel Viário, em Caucaia.
Em projeto divulgado anteriormente, em dezembro do ano passado, Elmano havia detalhado a duplicação da BR-020 em três trechos:
- Limite entre Maranguape e Caucaia;
- Saída da BR-020 para Maranguape;
- Maranguape até Campos Belos, distrito de Caridade.
A distância entre o fim da duplicação atual, em Caucaia, e o centro de Caridade é de 84 km. Com a ampliação anunciada, a duplicação passará a alcançar Canindé, totalizando 104 km.
Projeto está em elaboração pela SOP-CE
Segundo o governador, o projeto de duplicação da BR-020 está sendo elaborado pela Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP-CE), seguindo as normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
“A SOP está elaborando o projeto de acordo com as regras do Dnit para que possamos licitar e iniciar a obra. Ainda são necessárias algumas semanas para a conclusão, e depois preciso apresentá-lo ao Ministério dos Transportes para aprovação”, explicou Elmano.
Em nota, a SOP-CE informou que os projetos das duplicações das BRs 020 e 222 estão em fase de conclusão, assim como as estimativas de investimento. A superintendência destacou ainda que os editais de licitação devem ser lançados ainda neste semestre, com os trechos divididos em lotes.
BR-222 deve ter licitação imediata
Durante o anúncio, Elmano de Freitas também comentou sobre a duplicação da BR-222, que liga Fortaleza a Sobral. Diferentemente da BR-020, o projeto da BR-222 está sob responsabilidade do Ministério dos Transportes.
O governador afirmou que pretende licitar a obra imediatamente após o recebimento do projeto executivo, elaborado pelo Dnit.
“Na duplicação da BR-222, aguardamos receber do Governo Federal o projeto executivo para dar início ao processo licitatório. Devo ter uma reunião com o ministro Renan Filho, na qual espero receber esse projeto”, concluiu.