Em clima de Carnaval, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou mais um encontro do programa Ceará de Valores, neste sábado (17/01), em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú (macrorregião Grande Fortaleza) e Aracoiaba (macrorregião Maciço de Baturité). A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Na capital do Estado, o evento ocorreu no auditório Murilo Aguiar da Alece e os estudantes foram recepcionados com ritmos percussivos carnavalescos da Charanga do Tio Marcão, além de sorteio de notebooks durante o evento.
Foto: Marcos Moura
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), esteve presente e ressaltou o êxito do programa na capacitação de 16 mil jovens cearenses. “A gente está em pleno sábado realizando essa ação em que milhares de estudantes estão sendo capacitados. Essa é a primeira chance de muitos aqui que pretendem ser muito mais na vida. E a Alece está dando a sua contribuição social, fazendo esse programa com muita transparência”, enfatizou o presidente.
Foto Marcus Moura
Na ocasião, o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, comemorou a adesão significativa dos jovens ao projeto e desenhou expectativas futuras. “Espero que um dia a gente possa replicar essa experiência em outros momentos, consolidando essa ação para juventudes futuras. Quem sabe replicar essa experiência do Ceará para o Nordeste e para o Brasil”, disse o presidente.
A primeira dama, Tainá Aldigueri também teceu elogios ao programa. “O Ceará de Valores não só promove a educação e qualificação para toda essa juventude, como também proporciona confiança e autenticidade para que eles possam acreditar que podem transformar sonhos em realidade”, celebrou a primeira dama.
Neste sábado, o Ceará de Valores deu continuidade ao cronograma formativo com a Trilha 03, “Empreendedorismo, inovação e novas economias”, com foco no desenvolvimento de projetos, que serão desenvolvidos pelos estudantes e irão concorrer a prêmios de até R4 15 mil para os primeiros colocados, no mês de março. Para o coordenador técnico do Ceará de Valores, Klécio Gonçalves, o saldo vai além do dinheiro.
Advertisement
Klécio Gonçalves – Coord. Técnico do Ceará de valores. Foto: Marcos Moura
“A grande meta do programa é proporcionar esse momento de encontro dos jovens, promovendo a tecnologia e a ciência. As vezes, os jovens estão na mesma região, mas não se conhecem e acabam formando um grupo de projeto, para talvez formar algo que será grandioso no futuro para o nosso Estado”, previu o coordenador.
Já o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centenc, Cleiton Monte avaliou o sucesso da adesão do programa pela juventude. “Os jovens aqui de Fortaleza, especialmente, abraçaram o projeto e é muito importante que ele aconteça aqui na Alece, para que esses jovens identifiquem a Casa do Povo como instituição idealizadora e se aproximem dela”, reforçou.
Para este sábado, o professor e palestrante do evento Alan Luz, disse que a temática do dia girou em torno da perspectiva de futuro de cada um dos estudantes. “O objetivo hoje é um conteúdo que instiga despertar o propósito desse jovem e a visão dele do futuro. Queremos incentivá-los a fazer essa construção, trabalhando seus valores pessoais”, comentou.
Estudante Maria Beatriz Chaves Foto marcos Moura
A expectativa da estudante Maria Beatriz Chaves é justamente encontrar um rumo para o desenvolvimento de sua ideia. “Eu tenho a expectativa hoje de absorver muito sobre empreendedorismo e tocar o projeto que estou desenvolvendo com amigos para frente”, apontou a estudante.
O Ceará de Valores conta não somente com estudantes do ensino médio, como jovens que estão cursando o ensino superior, como Tiago Luan. “Na minha visão o programa foi uma grande iniciativa da Alece, porque dá protagonismo aos estudantes para eles mostrarem do que é capaz, além de qualificar o jovem de forma descentralizada, não só da Capital. Por exemplo, eu sou de Horizonte”, elogiou o estudante.
Lançado oficialmente em setembro de 2025, o Ceará de Valores recebeu inscrições de mais de 16 mil jovens, entre 14 e 29 anos. Os alunos participam de atividades ofertadas em três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; empreendedorismo, inovação e novas economias no Ceará. Com metodologia híbrida, o programa tem realizado encontros presenciais nas cidades-polo, chamados de Sábado de Valores.