Ceará

Cagece alerta para uso consciente da água durante os meses mais quentes do ano

Published

on

Durante o período mais quente do ano, a adoção de medidas simples como banhos mais curtos, reaproveitamento na cozinha e verificação de vazamentos pode auxiliar na preservação desse recurso essencial

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais quentes em toda a região do Nordeste e com a chegada das altas temperaturas, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) alerta para o uso responsável da água e os cuidados necessários durante o período.

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que em setembro as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, na região central e leste do Nordeste, a previsão é de temperaturas acima da média para todos os estados, com áreas na costa norte próximas à climatologia. As temperaturas devem variar entre 22 °C e 27,5 °C no Nordeste.

Aqui estão algumas dicas práticas e fáceis de aplicar no dia a dia para economizar água, principalmente durante o calor:

Advertisement

No banho

  • Tome banhos mais curtos: Reduzir o tempo no chuveiro para 5 minutos pode gerar uma economia significativa.
  • Feche a torneira: Desligue a água enquanto se ensaboa, lava o cabelo ou se depila.

Na cozinha

  • Não descongele alimentos em água corrente: Tire os alimentos do freezer com antecedência para que eles descongele naturalmente.
  • Reaproveite a água: A água do cozimento de vegetais pode ser usada para regar as plantas depois de esfriar.

Na lavanderia

  • Junte a roupa: Espere acumular uma boa quantidade de roupa para usar a máquina de lavar.

Em casa e no jardim

  • Verifique vazamentos: Uma torneira pingando pode desperdiçar milhares de litros de água por ano. Fique atento aos gotejamentos e conserte-os o mais rápido possível.
  • Regue as plantas na hora certa: Prefira regar as plantas de manhã cedo ou à noite. Nesses horários, o sol é mais fraco e a água evapora menos.
  • Use baldes e mangueiras com bicos: Para lavar o carro ou a calçada, use baldes em vez de mangueira com jato contínuo. Se for usar a mangueira, prefira as que têm bicos com controle de fluxo.

A coordenadora da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), Sâmia Régia, explica que adotar essas práticas não só ajuda a economizar dinheiro na conta de água, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e a garantia de um futuro mais sustentável para todos.

A Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) trabalha continuamente com a temática do uso responsável da água através de atividades lúdicas. “Utilizamos hoje uma ação muito importante que é a Jornada do Saneamento. E para além da jornada a gente conversa com o público com atividades segmentadas por faixas etárias, a fim de facilitar a compreensão do público para uma temática tão importante”, completou a coordenadora.

As ondas de calor e os períodos mais quentes do ano exigem que a gente redobre a atenção com o consumo de água. Afinal, a água é um recurso finito e essencial para a vida, e usá-la de forma consciente é uma responsabilidade de todos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile