Connect with us

Ceará

BC lança Pix Automático para pagamentos recorrentes; saiba como vai funcionar

Published

on

A partir desta quarta-feira (4), o Banco Central inicia a apresentação, para empresas e instituições financeiras, do Pix Automático, uma nova funcionalidade que permite realizar pagamentos recorrentes de forma automática. A operação da ferramenta começa oficialmente no próximo dia 16, mas alguns bancos já estão com a modalidade em implementação nos sistemas de operação digital.

Com o novo método, o cliente poderá autorizar uma única vez o pagamento de contas frequentes com valor fixo — como as de luz, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, seguros e assinaturas — sem precisar repetir a autorização a cada nova cobrança.

Durante a ativação, o usuário deverá estabelecer regras, como, por exemplo, o valor máximo por cobrança. Se o valor da cobrança futura não estiver de acordo com o estipulado, será possível cancelar o pagamento até as 23h59 do dia anterior ao vencimento.

Caso a conta do cliente não tenha saldo suficiente no momento da cobrança, o sistema fará três novas tentativas de débito ao longo de sete dias, e o usuário será informado dessas tentativas para poder regularizar a situação e manter o serviço contratado.

PASSO A PASSO: COMO FUNCIONA O PIX AUTOMÁTICO

  • Verifique se a empresa com a qual você tem contrato (como academia, escola ou serviço de streaming) já oferece o Pix Automático.
  • Caso positivo, será necessário autorizar o uso da modalidade e configurar regras, como limite de valor por cobrança e se haverá uso de linha de crédito.
  • Antes da data do vencimento, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente.
  • O banco agenda o pagamento e notifica o cliente para que ele possa revisar a cobrança no aplicativo da conta.
  • No dia programado, o pagamento é realizado automaticamente, conforme os critérios definidos na autorização.

Quais as diferenças entre Pix Automático e débito automático?

Segundo o Banco Central, existem algumas diferenças entre o Pix Automático e o já conhecido débito automático. Embora ambos sirvam para pagamentos recorrentes, o Pix traz mais flexibilidade ao usuário. Ele permite que o cliente autorize uma cobrança apenas uma vez e configure limites e preferências, além de ser notificado previamente, antes do pagamento acontecer.

Advertisement
Anuncie aqui
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *