O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do técnico Renato Paiva, que firma acordo com o Leão do Pici até 31 de dezembro de 2026. Junto ao treinador, chega à sua comissão técnica composta pelos auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do treinador de goleiros Rui Tavares.
O novo treinador chega ao Centro de Excelência Alcides Santos na tarde desta quinta-feira (17) para comandar seu primeiro treino junto ao elenco e staff, além de conhecer as instalações e funcionários.
Na atual temporada, o experiente português de 55 anos conduziu o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, na qual se destacou vencendo o PSG na fase de grupos e se classificando para as oitavas de final. Além disso, levou a equipe carioca às oitavas da CONMEBOL Libertadores e Copa do Brasil.
Paiva iniciou sua experiência no futebol brasileiro em 2023 comandando a equipe do Bahia, no qual conquistou o título do Campeonato Baiano.
– A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar, um profissional que de fato tem conteúdo e repertório de trabalho. O fato dele conhecer o futebol brasileiro foi muito importante também, queríamos um profissional que já conhecesse a Série A, adversários, logísticas, arbitragem e forma de disputa. O fato dele ter trabalhado no Nordeste foi um fator também que teve uma influência, já conhece a região, o clima das cidades, um pouco da logística que é mais distante e o calor do povo nordestino. Um treinador que estava atuando no mais alto nível, na primeira prateleira, que foi o Mundial de Clubes, onde o Botafogo fez uma boa campanha vencendo o Campeão da Europa e fazia também uma boa campanha no Campeonato Brasileiro – pontuou o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.
Na Europa, Paiva teve uma passagem de destaque pelas categorias de base do Benfica, trabalhando por 15 anos formando grandes talentos, onde comandou o time B entre 2019 e 2020.
Seguindo para o futebol sul-americano, o treinador obteve sucesso no Independiente del Valle levando a equipe ao título de Campeão Equatoriano pela primeira vez na história, além disso comandou o time na CONMEBOL Libertadores em 2022.
– As informações que pegamos de pessoas que trabalharam com ele, tanto de atletas quanto profissionais de comissões técnicas e de clubes, foram de informações positivas, como de ambiente, envolvimento com o grupo e compromisso com o trabalho. Também tenho que valorizar que desde do primeiro contato ele se mostrou interessado, ele acredita no projeto do Fortaleza, acredita que é um Clube que dá tempo de trabalhar seus treinadores, um clube que vem crescendo, que tem a organização como um dos pilares. Somados a esses fatores, entendemos que foi uma boa escolha para seguir o nosso trabalho, atingir os objetivos da temporada para recuperar o melhor futebol que o Fortaleza tem – finalizou o CEO.
O treinador também trabalhou no futebol mexicano pelo Club León em 2022 e Toluca na temporada de 2024.
– Buscamos um treinador que tivesse o conhecimento e funcionamento do Campeonato Brasileiro e assim chegamos ao nome do Renato Paiva, que disputou o início da competição com o Botafogo, e que trabalhou no Bahia na temporada de 2023. Conhece a dificuldade de logística, o mercado e o contratamos principalmente pelo conhecimento, é um cara muito estudioso do futebol. As informações que nós buscamos dele é que uma boa pessoa de relacionamento com todos os funcionários, com todo o staff do clube, isso é para a gente é fundamental para ter sucesso aqui no Fortaleza. Um treinador que conhece muito a parte tática também, estava recentemente disputando o mais alto nível no Mundial de Clubes. Um técnico em que o jogador tem respeito, pelo nome e grandeza, então vamos torcer para que ele faça o grande trabalho aqui e que conquiste títulos – exaltou o Diretor de Futebol, Sérgio Papellin.
FICHA TÉCNICA
Nome: Renato Manuel Alves Paiva
Data de nascimento: 22/03/1970 – 55 anos
Naturalidade: Pedrógão Pequeno, Portugal
Clubes: Benfica-POR, Independiente del Valle-EQU, Club León-MEX, Bahia-BA, Toluca-MEX e Botafogo-RJ.