Os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foram celebrados, nesta segunda-feira (24), em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A homenagem ocorreu no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, além de parlamentares de diferentes siglas partidárias.
O evento atendeu ao requerimento da senadora Augusta Brito (PT/CE), da deputada federal Fernanda Pessoa (União/CE) e do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União/MA).
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, destacou que a Casa é uma das instituições mais longevas do país, ao lembrar seu nascimento em 7 de abril de 1835. Além disso, lembrou a força do povo cearense, a resiliência e as conquistas atuais, como os bons índices de educação no país. “É com essa ousadia que queremos ser o primeiro estado brasileiro a extinguir a fome, assim como fomos a primeira província a extinguir a outra chaga da humanidade, que foi a escravidão”, frisou no plenário.
Em seu discurso, o deputado lembrou os desafios contemporâneos, como o surgimento de movimentos autoritários e do que chamou de “extremismo digital”. Para Romeu Aldigueri, a resposta a esse cenário passa pelo Poder Legislativo e deve se manifestar na forma de mais qualificação, criticidade, leis modernas, diálogo e muito mais democracia.
“Nos últimos 190 anos passaram todos os grandes projetos que transformaram a vida dos cearenses. E será na Alece, a Casa do Povo Cearense, que passarão, nos próximos anos, todos os projetos que transformarão a vida de todos”, concluiu Romeu.
Deputado estadual por dois mandatos, o governador Elmano de Freitas citou momentos históricos da Casa e lembrou que, ao longo desses 190 anos, o Parlamento cearense elaborou nove constituições estaduais, cada uma refletindo o contexto políticos e sociais de seu tempo.
“Nosso Parlamento guarda em sua história a memória viva da Assembleia Legislativa e é dever de todos nós preservar esse patrimônio. Da mesma forma tem se modernizado continuamente, se aproximando da sociedade, ampliando a participação cidadão e garantindo que a voz do povo”, destacou Elmano.
Outro ex-deputado estadual, o ministro Camilo Santana, que passou pela Alece entre 2011 e 2014, antes de assumir o Governo do Estado, destacou o papel do espaço legislativo para formar lideranças. “Eles contribuíram para a construção da democracia e para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. Externo aqui os meus parabéns a todos os deputados e servidores, que fazem aquela a Casa, todos os dias, a casa do povo cearense”, declarou.
Autora do requerimento, a deputada federal Fernanda Pessoa, que exerceu três mandatos no parlamento estadual, enfatizou a história da Alece como a casa legislativa “mais antiga que a República, mais antiga que a abolição [da escravatura], mais antiga que as bases modernas do nosso Estado. E permanece firme porque nunca se afastou de sua missão: defender o Ceará e proteger a democracia”.
Estiveram também presentes na sessão solene os deputados federais José Guimarães (PT/CE), Eunício Oliveira (MDB/CE), Luiz Gastão (PSD/CE) e Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), além dos deputados estaduais Agenor Neto (MDB), Bruno Pedrosa (PT), Danniel Oliveira (MDB), Davi de Raimundão (MDB), De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União), Guilherme Sampaio (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Professora Zuleide (Psol), Salmito (PSB), Sérgio Aguiar (PSB), Simão Pedro (PSD), Nizo Costa (PT) e Missias Dias (PT).
Ainda prestigiaram o evento o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União); a vereadora de Fortaleza professora Adriana Almeida (PT); o secretário do Trabalho do Estado do Ceará, Vladyson da Silva Viana; o secretário da Infraestrutura de Tabuleiro do Norte, Caê Pessoa; o secretário do Planejamento de Maracanaú, Daniel Sidrim.